
Toda confeiteira sabe que ter o utensílio certo na hora de preparar uma receita faz toda a diferença.
E saber como usar esse utensílio é essencial. Pois facilita muito a nossa vida.
Hoje, falaremos sobre o fouet. Você conhece? Sabe para que serve? Costuma usá-lo em suas preparações?
O nome fouet é de origem francesa (pronuncia-se fuê) e significa bater. É um utensílio antiquíssimo; muito utilizado para bater claras em neve, chantilly, massas de bolo, cremes, molhos entre outros; tornando a mistura dos ingredientes mais homogênea e airada.
O fouet pode ser encontrado em aço inox ou silicone e possui vários modelos:
Fouet clássico

É o modelo mais conhecido e usado. Tem formato de gota e é ótimo para qualquer tipo de mistura; principalmente claras em neve, massas de bolo e chantilly.
Fouet bola

Este fouet possui uma esfera dentro dele que facilita na hora de dissolver pequenos grumos, que por ventura apareçam em sua receita e também mistura os ingredientes mais rapidamente.
Fouet plano

Este modelo é ideal para bater misturas pouco volumosas e delicadas. Muito apropriado para preparar ovos mexidos, omeletes e molhos de ervas.
Fouet de molho

Este fouet, como o próprio nome sugere, é ótimo para molhos e cremes. Por ser mais alongado que o fouet tradicional, facilita alcançar o fundo das panelas.
Fouet de emulsão

Este modelo é utilizado, basicamente, para emulsificar receitas já prontas e que necessitam de volume na massa. Também é excelente para airar ingredientes secos.
Agora ficou fácil de usar, né?